História de Chanel

Coco Chanel


Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante  estilista  francesa. O seu apelido quem o deu foi seu pai.

A Chanel é uma daquelas marcas que adapta-se a todas as épocas , e nunca perde as suas raízes.

A primeira loja Chanel foi fundada em 1910, em Paris, sob o nome de "Chanel Modes", essa era especializada em chapéus, que se tornou um sucesso e passou a aparecer em todas as revistas de moda mais famosa de Paris.

Nos anos 20 ela passou a incluir em suas roupas bordados do folclore russo, isso fez com que ela contratasse algumas bordadeiras, foi nessa época que ela conheceu várias pessoas famosas entre ela Pablo Picasso, Greta Garbo.

Em 1921, Coco Chanel amplia seus negócios e lança a sua marca de perfume,  Ernest Beaux, criador da corte russa, que foi confiada a elaboração da sua primeira fragância: o famoso nº 5. O nome foi dado por que foi lhe dado lotes de 1 a 5 de 20 a 24, e ela escolhe o nº 5, assim nasceu o nome.

Em 1926, Coco Chanel criou la petite robe noir: um vestido preto - cor inédita na Alta Moda, onde o preto era só reservado para o luto. Na época os críticos o chamaram de "Ford Chanel", o mesmo foi lançado na mesma altura que o modelo T, da Ford, este mesmo modelo era uma peça no qual todas as mulheres teriam acesso, e acabou por se tornar um trunfo clássico  da casa. Neste mesmo ano ela introduziu os impermeável e o blazer de botões dourados nas linhas de alta-costura.

Em 1929, Coco lança a sua linha de acessórios, os estilo Chanel chega aos Estados Unidos, fazendo com que as suas criações chegaram a apreciação da então ex -primeira dama Jackie Kennedy por Chanel, ela passou a aparecer nas revistas de moda com as suas criações.

Grande amante de jóias, Chanel lança, desde 1924, um estúdio para a criação das mesmas. Em tempos de crise económica, em 1932, lança a sua primeira colecção de Alta Joalharia. Mas a Segunda Guerra Mundial precipitou o declínio da casa Chanel, e, embora Gabrielle empregasse cerca de 4000 trabalhadores, é forçada a fechar as lojas e exila-se na Suíça.

No inicio dos anos 50, no auge da Christian Dior e o seu "New Look", com o retorno do classicismo, à sobriedade é reivindicada por Coco. Em 1954 reabrem as Casas Chanel, que vem afirmar o seu estilo e com várias peças marcantes. Em 1955, lança a carteira em pele metalassé, que ficaria conhecida 2.55, por ter sido criada em Fevereiro desse mesmo ano. Em 1957, são as sabrinas bicolores com as pontas pretas fazem o maior sucesso, a marca continua a fazer o maior sucesso.

A marca continua a ser popular desde então: jersey, tweed, botões e presilhas de uniforme, casacos, bijutaria, calças para mulheres, e cabelo curto são todos assinados por Coco Chanel. Não podemos esquecer que ela recebeu o Oscar da Moda em  Dallas. Actriz Marilyn Monroe, em uma entrevista, que coloca gotas do Chanel nº 5 em sua cama, a marca dai recebe inquestionáveis, e a mais eficaz publicidade.

No dia 10 de janeiro de 1971, Gabrielle Chanel morre com 88 anos, no seu apartamento em Paris. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem. No dia seguinte, é apresentada a sua ultima colecção de alta-costura  um grande sucesso nas críticas.
Em 1987, cria os relógios Chanel, nasce o relógio "First”; surge a linha "Chanel Joaillerie", em homenagem a Coco.

Nos anos 2000, lança uma nova linha de cosméticos "Precision", lança uma linha de óculos com parceria com a Luxottica e a empresa "Paraffection", que reúne artesões de moda.
Em 2004, Karl Lagerfeld lança o maior anuncio da historia para o perfume fetiche No. 5, sendo Nicole Kidman o rosto principal.

O filme Coco antes de chanel retracta a biografia da estilista, com a actriz francesa Audrey Tautou interpretando Gabrielle Chanel.


Lucia Alves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moinhos de Vento

Termas dos Cucos - Torres Vedras/ Portugal

Praça do Comércio - Lisboa