A Classificada como Monumento Nacional desde 1910. É uma igreja do século XV, ainda faz parte da época dos réis. Antes de entrar parecei para observar a o portal manuelino, que é uma maravilha, todo em pedra, é uma verdadeira obra de arte que merece todo o nossa admiração. Assim diz os especialistas: “ É essencialmente uma grande ogiva entre botaréus ligados por um renque horizontal de flores-de-lis”. Já no interior podemos observar o púlpito, outro trabalho de filigrana em pedra. Ali encontramos os mais diversos símbolos de todas uma época: os escudos, esfera armilar e a Cruz de Cristo, e por cima belos cardos de encanto. A capela-mor toda em azulejo e também encontramos azulejos nas paredes do templo ( que é dividido em três paredes, cinco tramos, com arcos ogivais e capitéis sem grande delicadeza) e também temos uma pintura interessante para ser admirada. Não por ser de escola portuguesa, mas por terem valor e mérito. Aqui destacamo...
É um grupo e escultora em bronze que se encontra na saída da Estação de Santa Apolónia em Lisboa, no Largo do Museu da Artilharia, que foi inaugurada em 10 de Junho de 1981. O local escolhido é que daqui partiram muito emigrantes para várias partes do mundo, não podendo deixar de citar que mesmo em frente as escultura também temos o Porto de Lisboa. As esculturas é obra de Dorita Castel-Branco, e tendo contribuição de várias entidades oficiais e particulares, sendo que todas as esculturas foram esculpidas no Bronze, tendo o estilo figurativo.
A famosa pintura pode – se ver no museu Mauritshuis de Haia, na Holanda. A pintura é de então famoso pintor Johannes Vermmer Está pintura muitas vezes é referenciada como a “Mona Lisa do Norte” e até mesmo como a “Mona Lisa holandesa”. Tem data de 1665? Vermeer foi impedido de vender suas obras para o exterior, A.A. Tombe à comprou em um leilão em Haia, em 1881, por apenas dois florins e trinta centavos, na época a pintura se encontrava em má conservação. Des Tombe não tinha herdeiros por isso que em 1902 ele doou esta e outras pinturas para o Mauritshuis. Uma outra pintura semelhante foi doada em 1937 para oNational Gallery of Art, em Washington DC, que era muito semelhante depois vindo ser provado que era uma farsa.
Comentários
Enviar um comentário