Forte do Bonabal [Linhas de Torres] [OM142]

Linhas de redutos munidos de peças de artilharia, que submetiam a fogo de flanco todas as estradas e desfiladeiros de aproximação do inimigo.

Construção de estradas militares que ligavam as fortificações entre si, permitindo uma rápida deslocação das tropas, no interior das linhas, e conferindo uma grande flexibilidade ao sistema.
Introdução de um sistema de comunicações telegráficas, adaptado do da marinha, que permitia transmitir rapidamente mensagens entre as duas primeiras linhas, tendo sido criadas 9 estações telegráficas nos seus pontos mais altos.


Construção das fortificações em segredo absoluto, um dos aspectos mais extraordinários do projecto. Nem Massena, nem o governo francês, inacreditavelmente, tinham conhecimento destas fortificações. Mas também o governo britânico, a quase totalidade dos oficiais do estado-maior do exército inglês e o ministro britânico em Lisboa, desconheciam a sua existência.


Associação de uma política de terra queimada e de desertificação, a Norte das linhas, que levou à deslocação de cerca de 300.000 habitantes dos distritos vizinhos para dentro das linhas, apoiando a sua defesa.







Fonte: "As Linhas de Torres Vedras" em https://historiasdetorresvedras.wordpress.com/2010/06/20/linhas-de-torres-vedras/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estátuas em Algés - Portugal

Revolta de 26 de Agosto de 1931 - Almada - Portugal

Dr. Sousa Martins - Lisboa